sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os livros que mais me marcaram!

Já falei aqui, de vários livros de cozinha que são especiais para mim, mas curiosamente os mais especiais de todos, aqueles que me acompanham há mais tempo e com os quais cresci e aprendi a viver numa cozinha, nunca os divulguei. São para mim tão pessoais, tão acima de modas ou tendências gastronómicas, tão únicos, que sempre tiveram um lugar especial, à parte de todos os outros. O desafio da Luciana, é a deixa perfeita para vos falar desses "amigos íntimos" que me acompanham há anos.
A Luciana desafiou-me a publicar os três livros de cozinha de que mais gostei e que mais me marcaram e eu, tal como ela própria, acho que escolher só 3 é muito pouco. Existem inúmeros livros de cozinha dos quais gosto e alguns já vos mostrei aqui no blogue. Mas uma coisa, é gostar, outra bem diferente, é marcar e para vos dizer a verdade, livros assim, na minha vida há somente, dois!




O primeiro, é o livro "Doze meses de cozinha". Foi com este livro que eu descobri, alguns dos clássicos da cozinha portuguesa e também da cozinha mundial e técnicas muito úteis. Foi o meu primeiro grande companheiro na cozinha, tanto é assim que já tem folhas soltas.





O segundo é o "Cozinha tradicional portuguesa", que para mim é a quinta essência da nossa cozinha e o mais bem amado de todos os meus livros. É o rei absoluto!
Depois destes, muitos mais vieram mas estes são e vão ser sempre, a minha primeira referência na cozinha.






Print Friendly and PDF

7 comentários:

ameixa seca disse...

Também tenho o segundo há quase 20 anos e não o largo. Ja tem fita-cola na lombada :)
O primeiro desconhecia por completo, mas já o vi em tantos blogues que espero encontrar para comprar!

Luciana B. disse...

Mónica, adorei!! :)

pipoka disse...

Também tenho esses 2 nas minha estante, o da Maria de Lourdes Modesto costumo chamar "a minha Bíblia".

bjs

Eliana Scaramal disse...

Esse cozinha tradicional portuguesa me deixou curiosa. :)

www.saboresdalica.blogspot.com

Filipa disse...

Eu não tenho nem um nem outro mas quero ter! Faz tempo que ando de olho neles mas ainda não comprei...

Anónimo disse...

Também "faço colecção" de livros de Culinária...acho que é mesmo um vício! Os programas da Maria de Lurdes Modesto na TV marcaram muita gente da minha geração (já sou avó!!) e os seus livros têm tido grande divulgação mesmo junto das gerações mais novas.Para mim qualquer destes livros é um tesouro.Já conhece "As Quatro Estações na Casa da Comida"? Só é pena ser tão caro, porque é outro "Tratado"! Bjs. Bombom

Rivera disse...

Eu cresci com o livro "Doze meses de cozinha" na cozinha da minha mãe. Sempre me lembro de ele existir e até agora que os meus pais se separaram ela lá levou o livro para a nova casa dela :)

UA-16306440-1