segunda-feira, 5 de Janeiro de 2009

Bolinhos de Bolina




Esta é a minha primeira receita de 2009. Espero que tal como estes bolinhos, este novo ano seja um ano muito doce para todos!
As férias de Natal acabaram e cá estou eu de volta à minha segunda cozinha!
Os bolinhos de bolina são sem sombra de dúvida o meu doce preferido de Natal. São viciantes, quanto mais como, mais vontade tenho de comer. Existem muitas variantes. Nunca conheci 2 pessoas que os fizessem da mesma forma. Uns são mais secos, outros mais húmidos, uns levam frutos secos, outros levam só nozes, outros ainda, não levam nada, como é o caso dos meus. Cá em casa ninguém gosta de frutos secos nos bolinhos de bolina, por isso é assim que eu os faço.
Eu não tenho uma receita exacta, com pesos e quantidades certos. Sempre fiz estes doces a olho, mas o ideal é não espremer muito a bolina, pois se o fizerem o sabor vai todo com a água. Eu gosto de fazer uma massa mole um pouco líquida. Experimento sempre fritando um bolinho para ver como é que sai, depois se for necessário, (caso a massa precise de mais consistência) junto mais um pouco de farinha. Mas aqui como em muitas outras coisas, o gosto pessoal de cada um, é que impõe as regras. Lembro-me de um tio meu, que gostava dos bolinhos de bolina muito secos. A minha tia e sua mulher que é uma excelente cozinheira, espremia tanto a bolina que quase a deixava sem cor e claro sem sabor mas como era assim que o meu tio gostava, ela nunca considerou a hipótese de os fazer de outra forma. Definitivamente gostos não se discutem!



Ingredientes:
2,1 kg de bolina descascada, sem pevides e sem filamentos, cortada em pedaços (abóbora de polpa cor de laranja e doce)
Açúcar
60 a 100 g de farinha
1 cálice de vinho do Porto
3 ovos grandes ou 4 pequenos, batidos
Canela em pó
Óleo para fritar

Preparação:
Leva-se a bolina a cozer em água com uma pitada de sal.
Depois de cozida escorre-se e põe-se dentro de um pano.
Põe-se depois a escorrer de um dia para o outro dentro de uma taça com furos ou como a minha avó fazia, pendurado na torneira da cozinha.
No dia seguinte espreme-se o pano com a bolina, de forma a tirar o excesso de água que possa ainda ter, mas não esprema demais.
Ponha a polpa da bolina numa taça e junte os ovos, açúcar a gosto (prove a massa para ver se está doce), o vinho do Porto e um pouco de farinha,  misture tudo muito bem.
Leve uma sertã ao lume com bastante óleo e deixe aquecer muito bem.
Frite uma colherada de massa, se o bolinho mantiver a forma, então a massa está boa e pode fritar todos ( 5 a 6 de cada vez).
Se o bolinho se desfizer junte mais um pouco de farinha.
Ponha os bolinhos numa travessa com bastante papel absorvente.
Depois mude-os para o prato de servir e polvilhe com açúcar e canela em pó.
Estes bolinhos são melhores se os fizer com 2 ou 3 dias de antecedência.
















Print Friendly and PDF

16 comentários:

Natércia disse...

Mónica ficaram deliciosas!Um beijinho.Feliz 2009...

Martuxa disse...

Também prefiro os bolinhos assim mais húmidos. São dos doces que mais gosto na altura de natal. Em casa dos meus pais até se costuma fazer uma calda de açúcar para os mergulhar, tal como se faz com as rabanadas.

Bjs

pipoka disse...

Estes bolinhos - ou não fosse de abóbora - são dos meus favoritos na época de Natal e também os prefiro mais húmidos e com sabor acentuado a abóbora.

bjs e Bom Ano

Eliana Scaramal disse...

Fiquei encantada com esses seus bolinhos!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Axly disse...

Fiquei com vontade de experimentar esses bolinhos, devem ser saborosos.
Mas, o que é bolina?!
Kisss e um lindoooooooo Ano Novo!

"Manjares da Manu" disse...

Adorei esta sua receita!!!
FELIZ 2009 !!!

Bjs...

Anónimo disse...

Vejam só que eu não sabia o que era bolina!!! Depois, pela conversa é que vi que devia ser abóbora...mas será uma espécie diferente, ou é a vulgar abóbora amarela?...Bjs. Bombom

winnie disse...

Não conhecia esses bolinhos, parecem-me bem.

ameixa seca disse...

Gosto de todos os bolinhos mais húmidos :)

edinha disse...

Gostei destes bolinhos,devem ser deliciosos.
Beijinho

Saltapocinhas disse...

mas esta é a receita dos meus bilharacos, tal e qual!

ora vai lá ao meu blog e confere!!
eu nem sabia o que era bolina!!

os meus bilharacos são bem molhadinhos, com muito pouca farinah!

Smas disse...

Estava a ler a receita e a pensar o que seria bolina... depois achei que a receita era parecida com bilharacos e até com as velhoses alentejanas e cheguei à conclusão que deve ser tudo muito parecido com nomes diferentes e tudo delicioso!
Bjs e votos de um bom ano!!!

Emília disse...

Já fui procurar o que seriam bolina, nome legal para uma abóbora!rss
Fiquei curiosa com essa receita, estão super apetitosos!!
Beijinhos

Naninha disse...

Menina eu gostei dos bolinhos embora eu não conheça bolina, o que é hein?! Beijos

monica disse...

Bombom, a abóbora amarela é a chamada gerimu, a polpa da bolina é cor de laranja e é também mais doce.Pelo menos é assim que eu as conheço. Espero ter ajudado.
Beijinhos

Naninha, bolina é uma variedade de abóbora com polpa laranja e adocicada. É pena não ter nenhuma foto, senão pubicava para poderem ver.
Beijinhos

Anónimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice,
keep it up! I'll go ahead and bookmark your site to come back in the future. Many thanks
Also visit my weblog ; Feriebolig Alanya

UA-16306440-1