quinta-feira, 15 de Dezembro de 2011

Bolos salgados de abóbora # Savoury pumpkin cakes





Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou em casa, é olhar para o jardim através da grande janela mesmo em frente à cozinha. Gosto de ver o vai e vem dos pássaros. O cair das folhas. Gosto de ver a natureza a tomar o seu rumo sem presas nem correrias. Tudo vem a seu tempo e agora é tempo de dias sem cor e de terra encharcada.

Durante os últimos dias, o céu deixou de ser azul e a chuva não parou de cair mas uma abóbora colorida pintou de verde e laranja o banco do meu jardim.

Ontem, finalmente, trouxe-a para a cozinha e aos poucos, enquanto a cortava, fui decidindo o que fazer com ela. Primeiro uns bolos salgados, com mozzarella, oregãos e noz moscada. Húmidos e super saborosos. Uma entrada vegetariana para servir no Natal ou uma refeição nutritiva em qualquer dia do ano. Depois uma sopa forte e reconfortante com tudo de bom que a estação tem para oferecer e ainda faltam os doces, que nesta altura do ano, são a cereja no topo do bolo.

Mas por agora, fico-me por estes bolos, o resto virá a seu tempo...




In english

One of the things i like to do the most when i´m home, is to look at the garden through the large window right in front of the kitchen. I like to watch the coming and going of birds. The falling leaves. I like to watch nature take it´s course, without hurry or rushing. Everything comes at the right time and now is time for discolored days and soaked earth.

During the past few days the sky ceased to be blue and the rain kept on pouring, but a colored pumpkin painted the bench in my garden in green and soft orange.

Yesterday, i brought it to the kitchen and start slowly deciding what to do with it. First some savoury mozzarella, oregano and nutmeg cakes. A vegetarian appetizer to serve at Christmas or a nutritious meal at any day of the year. Then an hearthy, comforting soup with all the goodness this season has to offer. And i didn´t even start with the sweets, that in this time of year are the cherry on the top of the cake.

But for now, these savoury pumpkin cakes are all i want, the rest will come in due time...










Bolos salgados de abóbora


Ingredientes: 3 bolos retangulares ou 6 queques
1,300 kg de bolina crua cortada em pedaços (350 g depois de cozida e escorrida)
100 g de farinha
100 g de queijo Mozzarella ralado
2 ovos batidos
1 colher de café de noz moscada
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de oregãos secos
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto (de preferência acabada de moer)
Manteiga para untar as formas

Preparação:
*Coza a bolina em pouca água (a bolina liberta bastante água) com uma pitada de sal, até ficar quase desfeita.
*Deixe a bolina a escorrer de um dia para o outro, espremendo de vez em quando para retirar o excesso de água. Depois de escorrida a polpa deverá pesar cerca de 350 g.
*Pré-aqueça o forno a 180º, marca 4 do fogão a gás.
*Unte formas que podem ser de queque, com manteiga e reserve.
*Numa taça misture a polpa com os restantes ingredientes, até ficarem bem ligados. Tempere com sal e pimenta a gosto.
*Encha as formas até cima com o preparado e leve ao forno por 30 minutos, isto se usar formas retangulares pequenas. Se usar formas de queque, 20 a 25 minutos será o suficiente. Se os bolos começarem a alourar demais cubra-os com papel de alumínio.
*Sirva como entrada ou snack, fatiado ou em doses individuais.




Savoury pumpkin cakes


Ingredients: 3 rectangular small cakes or 6 round small cakes
1,300 kg bolina pumpkin (350 g after cooked and drained)
100 g flour
100 g shredded Mozzarella
2 beaten eggs
1/2 tsp nutmeg
1 tsp baking powder
2 tsp dried oregano
Salt to taste
Black pepper to taste (freshly grounded)
Butter for the tins

Preparation:
*Cook the pumpkin in a small amount of water with a pinch of salt, until melting tender.
*Put it inside a drainer and leave over night. The next day squeeze to remove any excess water, you should end up with 350 g of pumpkin pulp.
*Preheat the oven to 180º, gas mark 4.
*Butter the tins.
*In a bowl combine all the ingredients until well mixed. Season with salt and pepper to taste.
*Fill the tins  with the mixture to the top and bake for 30 minutes (if you use the rectangular tins) or 20 to 25 minutes (if you use the cupcake tins). If they start to get a bit dark, cover them with foil.
*Remove form the oven, after 5 minutes take the cakes out of the tins and let them cool on a wire rack.
*Serve as an appetizer or a snack, sliced or as individual portions.








Print Friendly and PDF

6 comentários:

Ondina Maria disse...

Uma excelente sugestão para uma entrada da consoada. Sinto-me tentada a utilizar uma forma de bolo inglês normal, cozinhando um pão para fatiar. Espero que corra bem!

De facto os dias estão cinzentões e frios, mas as folhas das árvores estão muito coloridas e enfeitam o chão como se fossem estrelas caídas. A natureza é sempre perfeita e agradável para os olhos de quem pára e aprecia :)

Susana disse...

Olá Mónica, ao contrário daí, aqui temos tido dias muito bonitos com muito sol e céu azul. Até tenho medo de dizer isso, não vá oo tempo virar! As noites são frias tal como a época o exije e eu gosto assim. Dias como estes dão-me vida e alegria faz-me sentir bem.

Gostei muito destes teus bolinhos de abóbora são ótimos como uma entrada. As fotos como sempre são lindas. Parabens.

Beijinhos

Viciante disse...

Olá!

Que bolinhos lindos! E que bons que devem ser!

Obrigada pela partilha!

Bjs

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Que delicia de bolos e de fotos :)

Anónimo disse...

Vim à procura da receita do teu molho de arandos, mas não resisti a deixar um comentário e muitos agradecimentos. Pelo teu texto, cheio de sensibilidade e amor pela Natureza, que eu adoro e sinto como tu. Sabes, eu só comecei a apreciar estes dias tristes depois de passar algum tempo na minha aldeia. Aí "o meu relógio mudou! E passei a entender a falta que faz a chuva e o frio para matar as pragas indesejáveis, para ajudar a descansar a terra, para fazer crescer melhor as plantas, para reencher as fontes...
E agora em vez de uma receita vou anotar 2 (a outra já a tinha tirado, mas não sei onde a pus!!!), porque estes Bolos Salgados de Abóbora devem ser uma delícia! Obrigada. Bjs. Bombom

Marmita disse...

Ficou fantástico como sempre, adorei o toque rustico que deste! Muitos parabéns pelas imagens! um beijo da Marmita

UA-16306440-1